Principais dicas para montar uma Clínica Veterinária

Você recém-formado ou profissional da área de medicina veterinária e tem interesse em abrir uma clínica veterinária? Esse momento é ideal para investir no negócio, pois o mercado pet está em aquecimento no país e com as dicas certas o seu sonho pode tornar-se realidade.

Como montar uma clínica veterinária

Quando desejamos investir em um negócio próprio aparecem diversas questões e no caso de uma clínica veterinária, nos perguntamos por onde começar e quais os pontos principais não podem ser deixados de lado para obter sucesso e atrair clientes.

Entretanto, para montar uma clínica veterinária que proporcione lucro e resultados, é necessário realizar pesquisas de mercado e ter um planejamento bem criterioso. Antes de qualquer coisa, é necessário avaliar qual o tipo de negócio faz o seu perfil, caso opte por uma clínica veterinária é preciso estar informado sobre as documentações necessárias e demais requisitos.

Confiram a seguir algumas dicas de como abrir uma clínica veterinária.

Principais dicas para montar uma clínica

Pesquisa de mercado

É de essencial importância estar informado sobre o setor específico no qual deseja atuar e analisar a concorrência e práticas do mercado, além dos produtos e serviços que geram maiores demanda.

De acordo com o Decreto Nº 40.400/95 uma clínica veterinária é um local de negócio onde são prestados serviços como consultas médicas, cirurgias animais, tratamentos, com ou sem os serviços de internação para os pets e funcionamento em horários restritos.
Algumas questões básicas, mas com enorme relevância devem ser analisadas para que contribuam para o seu negócio dar certo. Confira a seguir:

Concorrência

Identificar os negócios que oferecem serviços similares aos que você pretende realizar, deve ser o primeiro passo para definir qual será a localização do seu empreendimento. Pois, a localização interfere na quantia de demanda por serviços veterinários.
Realizar a pesquisa de concorrência ajudará a definir valores, serviços a serem realizados de acordo com a demanda e principalmente o local em que irá abrir sua clínica veterinária. Analisando esses pontos, será possível equilibrar seu negócio e atrair a clientela.

Clientes, público-alvo

Conhecer o seu possível cliente é um fator muito importante para ter sucesso no negócio e atender às exigências oferecendo um serviço satisfatório. Defina as principais necessidades, preferências e demandas serão atendidas.

Através do conhecimento dos desejos dos consumidores e serviço diferenciado que será oferecido é que o sucesso será obtido.
Uma dica, além dos serviços escolhidos devido à demanda, preço e localização, é oferecer algo que facilite a administração do seu negócio e conquiste mais clientes, como exemplo, o software Nuvem Vet.

Administração do negócio

Para administrar o seu negócio com eficiência e garantir menor preocupação com a parte burocrática para si e facilitar para os possíveis clientes, é utilizar em sua clínica veterinária e seu petshop o software Nuvem Vet.

O Nuvem Vet é um sistema para petshop e clínica veterinária que foi criado para registrar os clientes e seus pets, agendar e registras consultas; vacinas, exames, procedimentos e quaisquer serviços de atendimento veterinário que seja oferecido em sua clínica.

Além disso, você pode gerenciar o seu negócio através desse software que informa os gráficos de pagamento, produtos vendidos e suas datas de vencimento, lucro, produtos sem estoque, formas de pagamento, relatório de salários de funcionários, e diversos outros serviços. Caso tenha dúvida, o

Nuvem Vet ainda permite o suporte técnico e central para informações através do Whatsapp.

O valor do Nuvem Vet é acessível e o pagamento é realizado mensalmente, sendo que, no momento em que o serviço for solicitado, você pode usar o software por 7 dias de forma totalmente gratuita.

Localização

Como mencionado na análise de concorrência, o local faz diferença na hora de montar a sua clínica veterinária. Escolha a localização ideal de acordo com a visibilidade, contato com o público-alvo, fácil acesso próximo a locais com grande movimentação de pessoas que possam vir a se tornar um possível cliente.

Lembrando que o estacionamento, espaço interno e externo atrativo e agradável, também é levado em consideração para obter sucesso no seu negócio.

Estrutura física e quadro de funcionários

Uma clínica veterinária deve ser regida por profissionais específicos em suas respectivas áreas de atendimento que precisam estar na clínica em todo seu horário de funcionamento, proporcionando conforto para os clientes e seus pets, além de oferecerem um serviço de qualidade.
Além do investimento, análise do mercado e intenção do cliente, administração e marketing, é importante fundamental a parte física da clínica veterinária e o quadro de funcionários. A seguir você descobre o que precisa ter no espaço da clínica como as salas e profissionais.

  •  Recepção, sala de espera, sala de consulta, sala de cirurgia;
  •  Sanitários e cozinha;
  •  Espaço pré-operatório para os animais se recuperarem;
  •  Compartimentos para desprezar resíduos de diversas naturezas;
  •  Médicos veterinários que sejam responsáveis pela parte técnica da empresa, atendimento, diagnóstico e acompanhamento do pet;
  •  Médicos veterinários cirurgiões;
  •  Auxiliares de limpeza, instrumentadores e outros profissionais necessários para organização e capacitados para auxílio.

Caso o estabelecimento ofereça serviços comuns, como exemplo, tosa, banho e outros, devem ser contratados profissionais específicos.

Analisando o mercado, intenção de consumo e serviços para possíveis clientes, escolhendo a localização adequada, construindo um espaço com conforto que atenda as exigências com boa localização e utilizando um software como o Nuvem Vet que economiza o seu tempo e facilita a parte burocrática do negócio, sua clínica veterinária será um sucesso.

Leave a Reply